Tanto a Farmácia Escola, quanto o LPM são orgãos de apoio da universidade e, assim como ela, devem atender o ensino, a pesquisa e a extensão. Vinculados ao recém criado Departamento de Ciências Farmacêuticas, sem dúvidas nenhuma esses organismos serão fundamentais para o aperfeiçoamento do curso de Farmácia.
Mas a quantas andam essas duas "lendas" do curso de Farmácia?
Após muitos anos de luta por parte dos professores, o que é digno de mérito, os projetos estão prestes a sair do papel... Ambos já estão com as licitações encaminhadas e em pouco menos de dois meses as coisas já começam a tomar forma.
Farmácia Escola...
A Farmácia Escola, com sua estrutura física orçada em aproximadamente R$520.000,00, e com planta e localização já definidas deve iniciar as obras no começo de 2008, tendo sua conclusão prevista para meados de setembro do mesmo ano. Ela será construida atrás do HC, no caminho entre o CCB e a CU. Daí teremos a segunda fase, que é a de compra de equipamentos e matérias primas - que deve girar em torno de R$220.000,00, contratação de pessoal e início dos processos administravivos.
A Farmácia Escola, com sua estrutura física orçada em aproximadamente R$520.000,00, e com planta e localização já definidas deve iniciar as obras no começo de 2008, tendo sua conclusão prevista para meados de setembro do mesmo ano. Ela será construida atrás do HC, no caminho entre o CCB e a CU. Daí teremos a segunda fase, que é a de compra de equipamentos e matérias primas - que deve girar em torno de R$220.000,00, contratação de pessoal e início dos processos administravivos.
Laboratório de Pesquisa em Medicamentos...
Após muitos anos de sua interdição o antigo Laboratório de Produção de Medicamentos, hoje Laboratório de Pesquisa em Medicamentos, está prestes a receber novos ares e tem um futuro promissor. Hoje ele esta sendo digerido por uma comissão gestora provisória, encabeçada pelo Vice-Reitor, após o afastamento por motivos disciplinares de quase todos os técnicos que ainda rstavam no LPM desativado.
Ainda na gestão da Profª Lygia, meados de 2004, constatou-se que a produção de medicamentos não seria mais viável e assim iniciou-se um projeto de re-caracterização do mesmo, desembocando no que é pedra fundamental para possibilitar sua iminente reativação. Com o foco voltado para Pesquisa e Desenvolvimento de medicamentos, vinculado ao Ministério da Saúde conseguiu se garantir verbas e firmar convênios, como o projeto de criação de um laboratório analítico filiado a REBLAS/ANVISA. Ainda nessa gestão foram concluidos todos os projetos de reforma estrutural que estão prestes a serem executados.
A situação atual, apesar de nebulosa, é muito promissora... as reformas que o Laboratório começa a passar a partir de 2008 visam a criação do laboratório de equivalência farmacêutica filiado ao REBLAS/ANVISA, no andar superior, e a criação de uma ou mais linhas de desenvolvimento farmacotécnico, ou galênico, no andar inferior. Ao todo estima-se um investimento maciço de cerca de R$2,6milhões desde na reforma da estrutura até a compra de equipamentos de ponta. Em um primeiro momento pretende-se efetivar a compra de novos equipamentos, seguindo-se a reforma do andar superior e por fim a do andar inferior.
E agora, é só sentar e aguardar???
Não! O processo está apenas começando. Precisamos agora nos organizar, discutir as alterações e reformas que vem sendo propostas, questionar, fiscalizar e ajudar na construção desses novos organismos. Existem uma série de problemas que ainda rodeiam o caminho... desde a contratação de técnicos administrativos até como se estruturarão os serviços prestados.
Na Farmácia Escola, por exemplo, toda a estruturação administrativa ainda precisa ser feita. Isso envolve qual serviço será prestado, como será a remuneração e gestão financeira, pra quem se prestará esse serviço, como serão utilizadas as dependências.... enfim, uma infinidade de coisas que podem muito bem tomar caminhos não muito desejados, como a vinculação da Farmácia Escola ao programa Farmácia Popular ou a incapacidade da mesma de se auto-sustentar. O LPM é uma história um pouco mais delicada, com a reforma do piso superior e a criação do Laboratório de Equivalência Farmacêutica os estudantes perderão, mesmo que temporariamente, um dos poucos laboratórios de aula na "Habilitação" Indústria, e não pára por aí... As verbas destinadas para a criação das linhas de pesquisa são vinculadas ao Ministério da Saúde e precisa se garantir que serão, na forma do investimentos, voltadas para a população/sociedade que custeou e não apenas para empresas privadas...
Sem contar na atenção que deve ser dada ao "frágil" e recém criado departamento de ciências farmacêuticas... Tantas vitórias são ótimas e são fruto do trabalho árduo dos diversos professores, mas não podemos esquecer que eles são em apenas 12. A boa gestão de tamanhos organismos depende de muita responsabilidade e é um fardo um pesado para penas 12 pessoas, considerando o momento atual de transição de currículos, aulas e etc... Além disso somos recém chegado no CCS e faltaram laboratórios de aulas, técnicos...
Deu pra perceber o caminho que temos a trilhar?
Só conseguiremos garantir o sucesso em todas essas oportunidades se tivermos a participação ampla dos estudantes... discutindo, questionando, combrando, fiscalizando...
Temos nossas representações nas respectivas comissões, mas de nada vale um representante que não fala em nome de seus representados, e isso só é possível à partir da discussão ampla e democrática dos temas. Como fazer isso? É muito simples... apenas o fato de discutir isso pelos corredores já o coloca em uma posição ativa nesse processo... se gostar e tiver maturidade os passos seguintes são participar das discussões, cobrar e apoiar os representantes, levantar idéias... tudo é válido, desde que seja posto em prática!
Lembre-se sempre que o centro acadêmico é um espaço dos estudant@s! Opniar, votar e ser votado, criticar e construir, debater, convencer e ser convencido, recebert, doar e trocar são muito mais do que direitos e deveres...
Seja parte ativa desse processo! Informe-se! Questione! Oponha-se! Construa!
Mais informações: Qualquer membro da diretoria, qualquer estudante que goste de conversar, qualquer professor...
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